Nossa história  
    Em 1991, por iniciativa do endocrinologista Luis César Póvoa e do psiquiatra Eustáquio Portela, foi criada no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) a Unidade de Psiconeuroendocrinologia, sob a coordenação do psiquiatra José Carlos Appolinário e do endocrinologista Walmir Coutinho.

  Em 1993, com a participação da Dra. Silvia Freitas, foi fundado o Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA). Desde o início o projeto foi recebido com entusiasmo e apoiado pelo Diretor do IEDE, Dr. Ricardo Martins da Rocha Meirelles. Em 1996, a psicóloga Mônica Duchesne passou a integrar a equipe, assumindo as funções de coordenação dos atendimentos psicoterápicos, supervisão de psicólogos, ensino e pesquisa. Com o passar dos anos, além de ter importante função assistencial, servindo como referência no tratamento da obesidade e dos transtornos alimentares para todo o estado do Rio de Janeiro, o GOTA desenvolveu diversas linhas de pesquisa que geraram importantes publicações em periódicos científicos nacionais e internacionais. .

  O GOTA tem organizado diversos eventos científicos e mantém uma intensa atividade acadêmica, através de seu vínculo com a Pós-graduação em Endocrinologia da PUC e do convênio firmado entre o IEDE e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ.  Atualmente a equipe é cordenada pela psiquiatra Silvia Freitas, pelo endocrinologista Walmir Coutinho e pela psicóloga Mônica Duchesne